Profissionais da Área da Saúde II

Gabriela Santos de Bortoli, Nutricionista, fala sobre a importância da orientação nutricional para uma vida mais saudável e bom desempenho profissional.
Ter uma dieta saudável é a melhor forma para assegurar o consumo adequado de todas as vitaminas e minerais que nosso organismo necessita diariamente. Além disso ela tem grande impacto na nossa saúde, bem-estar e disposição.

Tendo uma boa nutrição podemos evitar diversas doenças, como cardiopatias, diabetes, cânceres.
Os alimentos também nos ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células, principalmente os intitulado funcionais que contém substâncias que ajudam no combate aos radicais livres eles são muitos mas entre os principais estão a semente de chia, aveia, uva, tomate, soja, salmão e azeite.

Até mesmo para um bom desempenho profissional a alimentação terá interferência. Com uma alimentação balanceada sua disposição mudará, também existem alimentos que ajudam a melhorar a memória como o ovo rico em colina que constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Também os peixes de água fria como salmão e sardinha que são ricos em Omega 3 e protegem os neurônios dos radicais livres.

Enfim, em qualquer fase da vida e atividade que você deseja realizar a boa alimentação terá uma interferência positiva em sua saúde e resultados.


 Matheus Jacques Dreher, personal trainer, fala sobre os benefícios da musculação para mulheres.
Há algum tempo atrás, não era muito comum notar a presença de mulheres nas salas de musculação. Alguns conceitos equivocados, como o de que a musculação torna o corpo masculinizado, sem curvas e com músculos exageradamente grandes acabavam afastando as mulheres das academias. Cada vez mais as mulheres estão se conscientizando de que é possível praticar a musculação e conservar uma silhueta delicada e bem feminina. O segredo é não exagerar. Quando praticada de forma correta e com a orientação adequada, a musculação feminina pode trazer muitos benefícios. Ela ajuda a emagrecer e queimar as gordurinhas, em um treino leve de musculação é possível eliminar cerca de 300 calorias. A prática dos exercícios ainda tonifica a musculatura, combate a flacidez, ajuda o corpo a ganhar formas mais definidas e melhora a postura, um beneficio muito importante para professoras e profissionais, que atuam na maioria das vezes em pé. Com a prática da musculação ocorre o aumento da massa magra e o aumento da capacidade do corpo de queimar a gordura corporal. A musculação também ajuda a diminuir o colesterol e a melhorar o fluxo sanguíneo e é uma grande aliada no combate à osteoporose e as temidas celulites. A prática dos exercícios faz com que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais fortes. Um dos receios das mulheres em aderir à musculação é acabar engordando. É muito importante saber que músculo e gordura são tecidos diferentes. O músculo é mais denso e firme, já a gordura é um tecido mole e sem forma. Adquirir músculos deixa as formas bem definidas e modifica o corpo, mas não significa ganhar peso.E não se desespere, a musculação para mulheres não vai transformá-la em uma montanha de músculos. As mulheres em geral não produzem uma quantidade significativa do hormônio testosterona, o que impede o alto grau de desenvolvimento de músculos.

Um comentário:

  1. São muitos os benefícios da musculação sobre o nosso corpo. Mas a nossa alimentação também nos da muita saúde, e são muitas as pessoas que não adaptam uma dieta saudável aos seus exercícios.
    Quando comemos bem, de forma variada e equilibrada, vamos treinar com mais energia e definir melhor nossos músculos.

    ResponderExcluir